sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Sol nasce... e o Japão desperta.

De acordo com a rotação da Terra e suas linhas imaginárias, o dia começa no Japão. Os primeiros raios de sol nascem neste país localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão rzão da fama de "Terra do Sol Nascente".

日本
(Japão em japonês)

Os nomes japoneses para "Japão" são Nippon (にっぽん), e Nihon (にほん). Ambos são escritos em japonês usando o kanji (日本). O nome japonês Nippon é usado de forma oficial, inclusive no dinheiro japonês, selos postais e para muitos eventos esportivos internacionais. Nihon é um termo mais casual e mais frequentemente utilizados no discurso contemporâneo. Os japoneses se referem a si mesmos como Nihonjin (日本人) e chamam sua língua Nihongo (日本語).
Tanto Nippon quanto Nihon, literalmente significam "origem do sol" e muitas vezes são traduzidos como a "Terra do Sol Nascente". Esta nomenclatura vem das missões do Império com a dinastia chinesa Sui e refere-se a posição à leste do Japão em relação à China. Antes Nihon entrar em uso oficial, o Japão era conhecido como ( Wa) ou (倭国 Wakoku).


Localização no mapa da Ásia


O país é um arquipélago de 6.852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui a capital Tóquio e as cidades periféricas, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes. Pra se ter uma idéia, a região metropolitana da cidade de São Paulo, maior da América Latina, tem em torno de 15 milhões de habitantes.



Selo imperial japonês


Como grande potência econômica, possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8***. O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para auto-defesa e para funções de manutenção da paz. O Japão possui um padrão de vida muito alto (12º maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil. O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.


Bandeira japonesa

                                                                         
***O Grupo dos Sete e a Rússia (inglês:Group of Seven and Russia,
                                                                                 alemão:Sieben führende Industrieländer und Russland, antigo G7),
                                                                           mais conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete
                                                                              países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo,
                                                                    mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos,
                                                 Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia -
                                           esta última não participando de todas as reuniões do grupo. Durante as reuniões, os dirigentes máximos de cada Estado membro discutem questões de alcance internacional.


Abordando aspectos naturais do arquipélago, o Japão tem nove ecorregiões florestais que refletem o clima e a geografia das ilhas. Elas vão de florestas subtropicais nas ilhas Ryūkyū e Ogasawara, a florestas decíduas temperadas em regiões de clima ameno das principais ilhas, florestas temperadas de coníferas nas porções frias das ilhas do norte.
Quanto à flora, o país possui cerca de 6 000 espécies nativas de plantas, cuja variedade é devida ao calor, à abundância das precipitações, à humidade dos verões e ao relevo. Ao longo do território vê-se figuier banian, suji e hinoki, bem como plantas comuns em outras partes do mundo, como as magnólias. Algumas ainda possuem significados simbólicos, como as flores de cerejeira, chamadas sakuras, que representam a beleza efêmera. De suas plantas ainda saem os trabalhos com arranjos, pinturas, tecelagem e cerâmicas, além de remédios.

Celebrações do festival Hanami embaixo das
 sakura (cerejeiras) no parque Ueno, em Tóquio.

As gueichas são típicas mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais.



Em 2010, a Mattel se inspirou nas gueichas e no Hanami e
nos trouxe uma edição especialíssima do Japão:
 
Vestida inspirada como na era medieval,
graciosamente é trajada com kimono
vermelho,leque e sandálias de dedo.






MADE BY MATTEL IN INDONÉSIA

Conheça mais sobre o Japão em: www.pt.wikipedia.org/wiki/Japão

訪問をありがとう!
(Obrigado pela visita, em japonês)


4 comentários:

  1. Adorei o post, Alê! Também tenho essa boneca, assim como o Ken Japão e ambos ficam lindíssimos juntos!
    Beijo
    Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo não, Sami?! O Samurai eu ganhei de aniversário.... vou preparar um post bem legal pra ele. Bjs

      Excluir
  2. Que blog interessante e rico! Parabéns Alexandre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Emerson!
      Tenho gostado um bocado de escrever nest blog.
      Bj gde!

      Excluir

Gostou do post? Comente! Obrigado.