terça-feira, 24 de julho de 2012

PROST! (Saúde!)

A maior festa de chopp do mundo: OKTOBERFEST !

A Oktoberfest é um festival que celebra a cultura alemã, com feira de produtos típicos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo através dos colonizadores alemães. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). No Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR entre outras cidades.

Em Munique

A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de chopp e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.
A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique.
O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.



Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietnam, entre outros.
No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam sua Oktoberfest.
Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau (1984) em Santa Catarina, Santa Cruz do Sul(1985) e Igrejinha (1988) no Rio Grande do Sul e Rolândia (1988) no Paraná, além de outras cidades.

Em Blumenau/SC

A Oktoberfest de Blumenau atrai turistas do Brasil e do exterior, especialmente da Alemanha, além de países vizinhos da América do Sul e do Norte, sendo considerada a segunda maior festa alemã do mundo - atrás apenas da Oktoberfest original, em Munique.
Segundo o site oficial do evento, em 2009 a Oktoberfest de Blumenau, atraiu 731.934 visitantes que consumiram pouco mais de 450 mil litros de chopp e 19.821 garrafas de cervejas importadas.
Atualmente é considerada a maior festa Alemã das Américas.
Os participantes do desfile incluem grupos de dança (Tanzgruppe) nacionais e internacionais, sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen), sendo que estas últimas tem suas raízes na Alemanha e contam com um histórico de mais de oitocentos anos. Também participaram sociedades de canto, de carros alegóricos, e outras. Entretanto, sempre predominam as trajes típicos germânicos(Trachten), muito chopp (Bier) e comida típica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).
No entanto, Blumenau não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de outubro: cidades como Brusque (Fenarreco), Timbó (Festa do Imigrante), Jaraguá do Sul (Schützenfest), Itapiranga (que a foi a primeira a realizar a Oktoberfest), Itajaí (Marejada, festa de origem portuguesa, com destaque para frutos do mar e pescado), Santa Rosa e muitas outras, inclusive localidades situadas acima da serra, celebram festas nos mesmos moldes básicos.

Em Igrejinha/RS

No Rio Grande do Sul, a Oktoberfest é realizada em diversas cidades como Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo (Oktoberfest-Missões, por estar situada na região das Missões), Portão, São Lourenço do Sul (Südoktoberfest, que significa Oktoberfest do sul), Frederico Westphalen, Alpestre, Condor, Maratá e Santa Rosa.
As maiores são a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que é realizada desde 1984 e reúne cerca de 450.000 pessoas a cada edição e a Oktoberfest de Igrejinha, realizada desde 1988, que é considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil (3.000 pessoas, o que representa mais de 10% da população da cidade, trabalham voluntariamente no evento), sendo que somente em 2005 foram consumidos mais de 200 mil litros de chope em nove dias de festa, e após o evento a AMIFEST, entidade que a organiza, distribuiu mais de R$ 1.300.000,00 às entidades assistenciais de toda a região metropolitana de Porto Alegre.
Também no Rio Grande do Sul é realizada a mais antiga Oktoberfest do Brasil, tendo sido realizada desde 1911 na SOGIPA (Sociedade de Ginástica Porto Alegre), clube com origem na comunidade alemã em Porto Alegre.

Inspirada nesta típica festa germânica, a Mattel nos apresenta em 2005
 a BARBIE OKTOBERFEST:

Tipicamente trajada pra festa...
 
... com detalhes das cores da
Alemanha em seus fitilhos
dos coques.

Da Coleção
FESTIVALS OF THE WORLD

"Prost!"

MADE IN INDONESIA by MATTEL, INC. (c) 2005

Danke für Ihren Besuch!
(Obrigado pela sua visita!)

fonte:wikipedia.com

2 comentários:

  1. Linda boneca! Muito legal o traje típico!
    Beijo
    Samira

    ResponderExcluir
  2. Linda, não? Eu busquei fotos de trajes originais mas nenhum apropriado ao conteúdo do blog (me entendes, certo?). Mas ele está muito fiel ao traje originalmente tipico. Bjs Samira!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comente! Obrigado.