segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A primeira de todas...

Bonjour!

Cumprimento em francês em homenagem ao primeiro lançamento da Coleção DOLLS OF THE WORLD, de Barbie: a FRANCE PARISIAN foi projetada em 1979 e lançada em 1980.


Inspirada nos cabarés da Paris da virada dos séculos XIX e XX, ela apresenta um traje típico das bailarinas de Can-Can: saia rodada sobre renda, faixa como gargantilha, liga na coxa e pluma no penteado. Nesta época, as dolls eram fabricadas em Taiwan.

Essa é a minha que está vindo do Chile; a consegui lá do outro lado dos Andes.

Mais algumas fotos dela:




A França é berço de grandes pensadores, escritores, e palco da efervescência cultural da Europa continental. Vamos conhecer um pouco mais deste país:

França (em francês: France; AFI[fʁɑ̃s]), oficialmente República Francesa (em francês: République Française; [ʁepyblik fʁɑ̃sɛz]) é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território.



A França Metropolitana é limitada (no sentido horário a partir do norte) pela Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Mônaco, Andorra e Espanha. Seus departamentos ultramarinos e territórios também partilham fronteiras terrestres com o Brasil e Suriname (na fronteira com a Guiana Francesa) e com as Antilhas Holandesas (na fronteira com São Martinho). A França está ligada ao Reino Unido pelo Eurotúnel, que passa por baixo do Canal da Mancha. A França é o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia.
A França é uma república semipresidencial unitária, com os seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.Por cerca de meio milênio, a França tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política a nível europeu e global. Durante muito tempo o país exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e parte do XVIII). Ao longo daqueles dois séculos, a França colonizou grande parte da América do Norte e, durante o século XIX e início do século XX, chegou mesmo a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico.


Bandeira Francesa

Sua data nacional mais importante é o 14 de julho, data em que se comemora a Queda da Bastilha, evento maior durante a Revolução Francesa. Esta revolução se deu entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, e alterarou o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

Exibição da Esquadrilha da Fumaça
durante a Parada do 14 de Julho.


A França é um país desenvolvido e possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal e a nona maior economia em poder de compra. É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano. A França é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OMC e da União Latina. É um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, possui o terceiro maior número de armas nucleares do mundo e o maior número de usinas nucleares do continente europeu.



Merci de votre visite!!!

(Obrigado por sua visita, em francês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente! Obrigado.