domingo, 20 de novembro de 2011

¡Arriba, España!


¡Hola!

 Da península Ibérica nos surge na coleção DOLLS OF THE WORLD a segunda versão de inspiração espanhola: esta SPANISH é uma homenagem às fiestas da Catalunha, região autônoma ao norte da Espanha que ficou conhecida mundialmente quando Barcelona, sua capital, sediou os Jogos Olímpicos de 1992.


Trajando blusa preta, xale estampado de franjas pretas,
saia verde e "avental" floral;
cores fortes dignas do sol escaldante espanhol.


Acompanha par de sapatos pretos, meias 3/8 brancas,
escova de cabelo e pente/prendedor de cabelo,
tradicional das espanholas, na cor vermelha.


Corpo Twist'N Turn (TNT).


Seu model face é da famosa Midge. 


Desenhada pela TIMELESS CREATIONS,
divisão especial de design da Mattel.
MADE IN CHINA by MATTEL; cód. 4963


Publicidade da época.
  
Agora, a inspiração:


A Espanha (em castelhano e galego: España; em catalão/valenciano: Espanya; em basco: Espainia; em aranês: Espanha), oficialmente Reino de Espanha, é um país situado na Europa meridional, na Península Ibérica. Seu território principal é delimitado a sul e a leste pelo Mar Mediterrâneo, com exceção a uma pequena fronteira com o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao norte pela França, Andorra e pelo Golfo da Biscaia e ao noroeste e oeste pelo Oceano Atlântico e por Portugal.
O território espanhol inclui ainda as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, próximas da costa Africana e duas cidades autônomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com o Marrocos. Com uma área de 504 030 km², a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Européia.


Localização da Espanha na Europa 

Catalunha (em catalão Catalunya; em castelhano Cataluña; em occitano Catalonha;) é uma comunidade autónoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. A capital da Catalunha é a cidade de Barcelona. A Catalunha é reconhecida como uma nacionalidade no seu Estatuto de Autonomia, enquanto que o artigo segundo da Constituição Espanhola se refere a nacionalidade, reconhecendo e garantindo o direito à autonomia da mesma.


A Catalunha no mapa (destaque em vermelho)

 
Com a proclamação da II República Espanhola, em 1931, reconheceu-se a Comunidade Autónoma da Catalunha, não obstante de se ter chegado a proclamar unilateralmente a República da Catalunha. Depois de prolongadas negociações aprovou-se o seu Estatuto no ano 1932, tendo sido eleito Presidente da Generalitat, Francesc Macià.
Depois da derrota dos Republicanos na Guerra Civil (1936-1939), a Catalunha perdeu a sua autonomia e sofreu uma importante e pesada repressão cultural e linguística (com a abolição do uso do catalão), por parte do Estado Nacionalista Espanhol.
Em 1978, com a morte de Franco e o fim da ditadura, recuperou outra vez a sua autonomia e língua.

Assim como os estados brasileiros,
a Catalunha possue bandeira e brasão próprios.

A Catalunha é o primeiro destino turístico da Espanha. Os principais destinos na Catalunha são: Barcelona (que ganhou grande projeção internacional após sediar os Jogos Olímpicos de 1992), as praias da Costa Brava e Costa Dourada, estações de esqui nos Pirineus (montanhas na fronteira com a França) e ainda turismo histórico (em Tarragona, com monumentos romanos classificados Património da Humanidade pela Unesco em 2000) e turismo cultural (Figueras pelo Teatro-Museu Dalí, Barcelona pelo Museu Pablo Picasso, Fundação Joan Miró e Antoni Tàpies, além do conjunto de obras do arquiteto Antoní Gaudi).


Catedral da Sagrada Família, em Barcelona.
Desenhada, concebida mas, infelizmente,
inacabada por Antoni Gaudí.


¡Que rica és la Catalunya!

¡Gracias por tu visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente! Obrigado.