quarta-feira, 24 de abril de 2013

24 de abril: DIA DO CHIMARRÃO


Hoje é Dia do Chimarrão! 

O chimarrão é a bebida típica do Rio Grande do Sul, uma espécie de chá de erva-mate e água quente, servido em cuia de porongo. Na Argentina, no Uruguai e no estado do Mato Grosso do Sul, ele é servido da mesma maneira mas com água fria e um outro tipo de erva; é o chamado 'tererê'.




O termo mate, como sinônimo de chimarrão, é mais utilizado nos países de língua espanhola. O termo chimarrão é adotado no Brasil, embora seja um termo oriundo da palavra castelhana cimarrón, utilizada nos pampas da Argentina, Uruguai/ e fronteira com Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que identifica o gado domesticado que retornou ao estado selvagem.

A top Gisele Bundchen curtindo seu chimarrão

O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI por ser considerada, à época, "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. À partir do século seguinte, os mesmos jesuítas passaram a incentivar seu uso com objetivo de afastar as pessoas do consumo de álcool, além de suas propriedades nutritivas.

O hábito se propagou desde a fronteira e chegou até o litoral brasileiro, consumido habitualmente em todo estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Pra comemorar este dia a Barbie Prenda, a parceira de danças
do gaúcho, chega direto da Exposição "Barbie Terras Distantes" :


Ela foi customizada pelo talentoso Marckie Benchaya






Você, amante do chimarrão, pegue sua cadeira, vá pra praça 
ou parque mais arborizados e curta o seu Dia do Chimarrão!


Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente! Obrigado.