quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Terra à vichta!"

´´Brasil,
abre a cortina do passado
tira a mãe preta do cerrado
ouve o encontro do congado
Brasil.... Brasil....´´
 
É muito especial quando nossa cultura e nosso trabalho são reconhecidos fora do nosso país. Como este é um blog brasileiro que trata de cultura mundial, vamos abordar alguns dados e números que talvez nos passam despercebidos no nosso dia a dia.
 
Somos, oficialmente, a República Federativa do Brasil, o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população, com mais de 193 milhões de habitantes (de acordo com o censo 2011). Somos o único país das Américas e o maior do mundo falante de língua portuguesa, além de sermos uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

No Brasil estão localizados o maior rio do mundo, o Amazonas, e a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.


 

Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7.491 km. É limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa (Amazonas, Amapá e Roraima); a noroeste pela Colômbia (Amazonas); a oeste pela Bolívia e Peru (Acre e Mato Grosso); a sudoeste pela Argentina e Paraguai (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul) e ao sul pelo Uruguai (sudoeste do Rio Grande do Sul). Os únicos a não fazerem fronteira são Chile e Equador.

Além da área continental, vários arquipélagos fazem parte do territorio brasileiro, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz.


 
 
 
O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral que desembarcou na cidade hoje conhecida como Porto Seguro, no estado da Bahia. O território que hoje é chamado de brasileiro, até então habitado por indígenas, a partir daí torna-se uma colônia do império ultramarino português. Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. O vínculo colonial foi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de as tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem Portugal.


A independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I - o primeiro imperador do Brasil -, se deu em 1822. Inicialmente independente como Império do Brasil, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o país se tornou uma república em 1889, com um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca - o primeiro presidente do Brasil -, embora a legislatura bicameral, agora chamada de congresso nacional, remonte à ratificação da primeira constituição, em 1824. A sua constituição atual, formulada em 1988, define o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união do Distrito Federal, dos 26 estados e dos 5 565 municípios.


Ilustração comemorativa ao Dia da Bandeira,
estampando a atual e as 2 ex-oficiais representações do Brasil.
 


Brasil no mundo

A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sexta maior do mundo por PIB nominal e a sétima maior por paridade do poder de compra (PPC). O Brasil é uma das principais economias com mais rápido crescimento econômico no mundo e as reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global. O país é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), G20, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Latina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), além de ser um dos países BRIC, associado comercialmente à Russia, India e China.

Bandeiras dos países participantes das
20 maiores economias do mundo.



Brasil?
As raízes etimológicas do termo "Brasil" são de difícil reconstrução. O filólogo Adelino José da Silva Azevedo postulou que se trata de uma palavra de procedência celta (uma lenda que fala de uma "terra de delícias", vista entre nuvens), mas advertiu também que as origens mais remotas do termo poderiam ser encontradas na língua dos antigos fenícios. Na época colonial, cronistas da importância de João de Barros, frei Vicente do Salvador e Pero de Magalhães Gândavo apresentaram explicações concordantes acerca da origem do nome "Brasil". De acordo com eles, o nome "Brasil" é derivado de "pau-brasil", designação dada a um tipo de madeira empregada na tinturaria de tecidos. Na época dos descobrimentos, era comum aos exploradores guardarem cuidadosamente o segredo de tudo quanto achavam ou conquistavam, a fim de explorá-lo vantajosamente, mas não tardou em se espalhar na Europa que haviam descoberto certa "ilha Brasil" no meio do oceano Atlântico, de onde extraíam o pau-brasil (madeira cor de brasa).
 
Antes da oficialização de batismo "Brasil", as novas terras descobertas foram nominadas de: Monte Pascoal (quando os portugueses avistaram terras pela primeira vez), Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália, entre outros. Antes, na época da monarquia constitucional, de acordo com a primeira constituição, a constituição imperial brasileira de 1824, era Império do Brasil, e depois, com a proclamação da República brasileira em 1889, o nome foi alterado para Estados Unidos do Brasil. Em 1967, com a primeira constituição da ditadura militar, o Brasil passou a chamar-se República Federativa do Brasil, nome que a constituição federal brasileira de 1988 conserva até hoje.


Aqui, a maior representação da brasilidade mundo à fora: Carmen Miranda interpretando canção composta (e gravada) originalmente por Dorival Caymmi em 1939:
 



Hoje, os nascidos no Brasil são denominados brasileiros, cujo gentílico é registrado em português a partir de 1706 que se referia inicialmente apenas aos que comercializavam pau-brasil. Entretanto, foi apenas em 1824, na primeira constituição brasileira, que o gentílico "brasileiro" passou legalmente a designar as pessoas naturais do Brasil. Há ainda a possibilidade do uso de outros gentílicos como brasiliano, brasílico, brasílio e brasiliense (esse último também atribuído aos habitantes de Brasília) para designar os naturais do Brasil.


Neste outro vídeo temos Paul Simon, ídolo maior da música nos anos 1970, interpretando The Obvious Child, acompanhado do Olodum, numa experiência musical excepecional:


Homenageando o Brasil, a Mattel se inspira na terra onde nosso país
começou a ser desbravado e nos traz essa linda e típica baiana:

 De pele negra, típica da região, e trajada como as baianas
vendedoras de típicos pratos e guloseimas... 
 
 

..como cocada e acarajé, esta boneca foi ricamente reproduzida:
vestido rendado, babados, faixa na cabeça...
Com menos ouro que a baiana romanceada de Caymmi,
esta está à altura da típica baiana frequentadora do
 Pelourinho e a Igreja do Senhor do Bom Fim.
 
 

Nesta nova linha DOTW'2012, onde as dolls são
acompanhadas por animais típicos, esta ao contrário
vem um prato com cocadas.



"Axé!"
 
 
Obrigado pela visita!
 
fonte: wikipedia; arquivo pessoal
arte: rede mundial
fotos: Alê Campos / acervo pessoal 

2 comentários:

  1. Alê eu gostei muito dessa baiana, acho que a Mattel acertou nessa boneca! A roupa típica com renda ficou muito bonita, parece bem feita. Bjos, Igor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Igor!
      Sim, essa eu abri a caixa e realmente sua roupa é magnífica; émuito bem acabada.

      BJ grande! ALê

      Excluir

Gostou do post? Comente! Obrigado.