domingo, 23 de setembro de 2012

TORRE EIFFEL: monumental e histórica. E doll !

A Torre Eiffel está localizada no Champ de Mars, em Paris, e se tornou um ícone mundial da França sendo uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A torre  que é a construção mais alta da capital francesa, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de visitantes por ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, serviu de arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Foto de chegada à Expo,
pelo Rio Sena


A torre possui 324 metros de altura e foi a estrutura mais alta do mundo durante pouco mais de 40 anos. Até então, a construção mais alta do mundo era a pirâmide de Queóps, no Egito, com 135 metros. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis de visitação onde, está previsto para 2013, um novo piso logo acima do arco principal todo feito em vidro onde o visitante poderá enxergar abaixo do piso.

A distância do primeiro nível desde o chão equivale a um edifício de 8 andares.


Os ingressos para visitação podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. O acesso ao primeiro nível é somente por escada e superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira e dispõe de sanitários e lojas; o segundo nível tem restaurante.
A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e de toda a França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Sua posição de ícone é tão determinada que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
 
 
História
A concepção para que foi escolhida a torre surgiu de uma concurso de designers, idealizado pelo pelo Governo da França, para honrar os Cem Anos da Revolução Francesa e promover a Exposição Universal prevista a acontecer no Campo de Marte (Champ de Mars) em Paris em 1889 onde, logo após o evento, seria desmontada. Com a participação de mais de 100 designers, o comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome. Sua ideia era de uma torre com estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros, possuía 7 300 toneladas quando foi construída.

Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Universal (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos. Foi destronada em 1930 pelo o Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros.

Ao todo, desde a abertura, já recebeu um total de 244 000 000 de visitantes. Em 2011, teve 7,1 milhões de visitantes e a empresa gestora do monumento (Société d’exploitation de la Tour Eiffel – SETE) registou um volume de negócios de mais de 73 milhões de euros.

O monumento serviu como palco de vários eventos importantes, além do previamente planejado:

A União Européia e o lançamento da
moeda Euro, em janeiro de 2002
 
 
Estouro de fogos tranquilamente vistos
do tradicional Reveillon da Champs Elysées
 
 
Realizados de fronte à torre, shows musiciais tem seus palcos
ali montados como o da Copa do Mundo de Futebol, em 1998,
 com o tradicional show de encerramento dos
3 Tenores Carreras, Pavarotti e Domingo


Em homenagem aos 72 cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis por suas contribuições à construção da torre, Gustave Eiffel gravou seus nomes no momento. Estas gravações foram cobertas de tinta no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela SETE.


Futuro
Como prova de sua importância na história e representatividade no turismo parisiense, em 2013 parte do chão do primeiro andar da torre vai passar a ser de vidro transparente, para permitir aos visitantes verem Paris debaixo dos seus pés, a 57 metros de altura.
A partir de 2014 passará também a produzir parte da energia de que precisa para funcionar, bem como a permitir um melhor acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao espaço do primeiro andar, que, sendo embora o maior do monumento, é o menos visitado.
A torre será equipada com pequenas turbinas eólicas, painéis solares e um mecanismo para aproveitar a água da chuva e as águas utilizadas pelos serviços da torre, também para produção de energia o que aumentará a eficiência energética do monumento em 30%.
A grelha de ferro, que hoje protege o perímetro central, será substituída por vidro para que a vista da cidade fique mais ampla.

Inspirada neste e outros monumentos mundiais, a Mattel criou a coleção LANDMARK, dentro de Dolls of The World, e desenhou a BARBIE TOUR EIFFEL, cujo vestido foi inspirado no desenho da torre:

 
 
Vestido amplamente ilustrado com poesias românticas,
bem ao clima da cidade-luz...
 
...de adorno, o famoso chaveirinho
que circula aos montes em torno do monumento;
o souvenir mais disputado...
 
...belíssimos brincos de pedraria
e colar cuja ponta de une ao cume da torre estampada.
 
 
FABRIQUÉ EN INDONESIE pour MATTEL, INC.
 
 

De março de 1889 até hoje:
mais de 120 anos de história. Uma jovem senhora.
 
 
Conheça mais sobre a Torre Eiffel no site oficial: www.tour-eiffel.fr
 

Merci de votre visite!
(Obrigado por sua visita!, em francês)

2 comentários:

  1. Apesar dessa doll ser francesa, acho ela com cara de mexicana. E isso não é um defeito. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenha essa sensação pelo fao de ser morena e pela pinta na face. Mas é linda, igualmente.
      Bjs,

      Excluir

Gostou do post? Comente! Obrigado.