segunda-feira, 24 de setembro de 2012

J'espère que dans Moulin Rouge!

(Te espero no Moulin Rouge).

O Moulin Rouge (Moinho Vermelho, em francês) é um cabaré tradicionalíssimo, um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boemia da cidade. Construído no ano de 1889 por Josep Oller, que já era proprietário anteriormente do Paris Olympia, ele está situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé do bairro de Montmartre, em Paris. É famoso pelo grande moinho vermelho construído no terraço do seu prédio.

Há mais de cem anos o Moulin Rouge é ponto de "visita obrigatória" para turistas na cidade. A casa continua a oferecer uma grande variedade de espetáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boêmio da Belle Époque, que ainda está presente no interior da sala de espetáculos. O estilo e o nome do Moulin Rouge de Paris foram imitados por muitos clubes de variedades e salas de espectáculos em todo o mundo.

foto da fachada de 1925
O salão, as bailarinas e os seus frequentadores constituem um dos temas preferidos na obra do pintor Henri de Toulouse-Lautrec. O pintor francês tinha como inspiração a vida boêmia para estampar os posters da casa onde a bebida e as dançarinas estavam diretamente associados aos temas da casa. Sua grande estrela no início do século foi a inesquecível Mistinguett, notória bailarina (perceba na primeira foto deste post, seu nome na fachada do Moulin).
Alguns dos posters produzidos por Toulouse-Lautrec
fachada atual
Inspirado na casa de shows, em 1999 Baz Luhrman – diretor de Australia e Strictly Ballroom (Vem Dançar Comigo?) – nos apresenta MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO onde o protagonista interpretado por Ewan McGregor se apaixona pela grande estrela do Moulin, Satine, interpretada por Nicole Kidman.
trailer do filme
O filme faturou enorme bilheteria e notorizou, novamente, a arte da dança parisiense.
O Cancan se tornou uma dança tipicamente francesa. Sua origem data de 1850 quando Céleste Mogador, dançarina vedete do cabaré Bal Mabille, em Paris - que mais tarde se juntaria a orquestra do Moulin Rouge - inventou uma dança nova, a quadrilha: oito minutos de cortar a respiração em harmonias perfeitas e com Offenbach como mestre da célebre melodia.
A quadrilha era composta por meninas de 1,70 metro de altura, vestindo roupas coloridas e esvoaçantes, com liberdade de movimentos, ao som de trombones e cornetas. A nova dança foi considerada um ritmo transgressor, de contrapeso, flexibilidade, em passos extremos de sensualidade e acrobacias em que as dançarinas, em seu traje fascinante, faziam perder a cabeça de toda a Paris.

Em Londres, em 1861, Charles Morton, inspirado pela quadrilha francesa, inventou o que se conhece por Cancan. O termo refere-se aos ruídos provocados pelos passos marcados da própria dança. Enquanto na Inglaterra a dança chocava os ingleses, que chegavam a condená-la como "indecência", na França, o Cancan não parava de crescer, mantendo como quesitos o porte das dançarinas e a arte de mexer os quadris, levantar as saias e frou-frous, exibindo as jarreteiras, para não deixar de encontar e provocar o desejo no público entusiasmado.
Algumas das grandes damas do cancan francês foram Louise Weber (La Goulue), Jane Avril e Yvette Guilbert.


Confira, no vídeo, apresentação do corpo de baile oficial 
do Moulin Rouge na emissora de TV Channel 2, na França:





Inspirados na beleza de seus trajes e no movimento de suas saias, a Mattel nos apresentou em 2011 a oficial BARBIE MOULIN ROUGE PARIS, desenhada pelo renomado designer Robert Best. Ela não é oficial da coleção DOLLS OF THE WORLD porém, por retratar de uma expressão cultural tão forte, a 'inclui' na coleção.
À caráter, ela apresenta a seu belíssimo vestido rodado...

...forrado de froufrous, meia arrastão...

...a tradicional jarreteira (ou perneira)...

...além de seus tradicionais camafeu e pluma.



A tampa protetora da caixa.



Não mais que 5.500 peças produzidas.
A minha é a 620ª.



 Esta, foi autografada pelo próprio designer na Convenção de Colecionadores,
realizada em São Paulo em 2011.



"J'espère que dans Moulin Rouge."


Conheça mais sobre o Moulin Rouge: www.moulinrouge.fr
Merci de votre visite!

6 comentários:

  1. Ah, linda! Também tenho a oportunidade de ter uma, e realmente os detalhes são primorosos. Apesar disto, também tenho a versão anterior (com vestido rosa). Apesar de mais simples, também é muito bonita.
    Adorei poder conhecer um pouco mais da história, Alê!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto a dizer: buscar conteúdo pro blog tem me trazido muito prazer. Percebam como as histórias se encaixam, se entrelaçam... é muito legal!

      Obrigado pelo sempre estímulo, Sami!

      Excluir
  2. Super bonita, essa sim tem cara de francesa. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe que a boca desta ficou mais marcada, dando um ar de que ela é "beiçuda" (hehehehe...) típica francesa. Bjs

      Excluir
  3. Olá!
    Que post legal!! Muito completo mesmo! Amei!!!
    Beijos pink!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comente! Obrigado.