Michoacán é um dos 31 Estados do México e
é conhecido popularmente como "A alma do México". Michoacán tem uma superfície de 58.585 quilómetros quadrados, 113 municípios e sua capital é a cidade de Morelia, antigamente chamada Valladolid; leva este nome em honra a José María Morelos y Pavón
, herói da Independência do México
.
Michoacán é uma dos estados com maior diversidade cultural no país. A cultura do estado está expressada no legado pré-hispânico de seus primeiros habitantes e no legado espanhol durante a época colonial do Vice-Reinado da Nova Espanha, que nos dias de hoje é uma fusão com perspectiva contemporânea.
Michoacán conserva um importante patrimônio cultural, como é sua história ao ser o estado berço de personagens que impulsionaram importantes movimentos sociais e ideológicos no país, como José María Morelos y Pavón e Josefa Ortíz de Domíngueztambém, em Morelia, na Independência do México; outro importante personagem é Melchor Ocampo com as Leis da Reforma; ou ainda General Lázaro Cárdenas del Río, sendo Presidente da República com a reforma agrária e do petróleo. Alfonso García Robles, foi Prêmio Nobel da Paz destacando na ONU com seu trabalho para promover o desarmamento no país.
À beira do lago Pátzcuaro, em Michoacán
No patrimônio arquitetônico, Michoacán se destaca com a capital Morelia com um centro histórico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em
1991, bem como muitas outras populações em toda a geografia do estado com importante herança histórica dos século XVI, XVII, XVIII, XIX, e princípios do XX, entre elas os declarados
Povos mágicos de Pátzcuaro, Cuitzeo, e Tlalpujahua.
Na cultura folclórica e tradicional, Michoacán distingue-se por sua música, gastronomia, artesanatos e sua herança indígena principalmente da região purépecha do Lago de Pátzcuaro, e com celebrações ancestrais como no dia dos mortos declarado também pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.
Reprodução em tela de comércio no bairro de Paracho
Entre os artistas contemporâneos de Michoacán encontram-se o célebre compositor Miguel Bernal Jiménez nascido em Morelia, impulsor da escola de música Conservatório das Rosas e do coro “Os Meninos Cantores de Morelia”. Nas artes plásticas, o maestro Alfredo Zalce da cidade de Pátzcuaro e o escultor de arte moderna Javier Marín de Uruapan. Atualmente Michoacán tem posicionado seus festivais culturais como o "Festival Internacional de Música de Morelia", o "Festival Internacional de Órgão de Morelia" e o "Festival Internacional de Cinema de Morelia" entre outros.
De forte expressão cultural, as danças folclóricas tem destaque nas festas em Michoacán:
E destas festas, a Mattel nos apresenta em 1993 a Edição
Especial da FESTIVA BARBIE:
O México está fortemente representado em seus trajes
pelas cores da bandeira mexicana
Cor e graça na concepção desta doll
O head mold da personagem Teresa, amiga da Barbie,
tem tudo haver com esta Festiva
MADE IN MALAYSIA by MATTEL, INC. Ref.10339
"Hoje é o grande dia! Barbie está dando uma performance especial de autênticas danças folclóricas mexicanas. Ela tem ensaiado por semanas e agora uma grande multidão está se reunindo para ver o show. Barbie veste seu longo xale verde e chapéu de abas largas. Toda a sua roupa reflete o designs tradicional da paisagem encantadora de Michoacán, no México.
De repente, a música começa. O ritmo empolgante das maracas enche a praça. Barbie se posiciona e dança a animada Las Sonajas - Rattle Dance - perfeitamente. A multidão aplaude Barbie por ter encerrado a apresentação brilhantemente. "Gracias!" Obrigado ", diz Barbie," Adios, hasta la vista! Adeus, até breve! "
¡Gracias por su visita!
Expediente:
Conteúdo: Rede Mundial e Acervo pessoal
Fotos Barbie Festiva e texto: ALê Campos